VOCÊ É UMA PESSOA INSEGURA?

21 de OUT, 2018

Você se considera uma pessoa insegura? Quantas vezes você deixou de fazer algo que lhe beneficiasse por causa da insegurança? De onde viria essa insegurança? Bem, a resposta pode estar mais perto do que se imagina. Insegurança é uma sensação de desconforto quando nos sentimos expostos a situações que nos trazem incerteza, nas quais temos dificuldades em nos situar. O problema não é incerteza ou o desafio que nos chega, mas a maneira como llidamos com tudo isso.

Podemos, com naturalidade em determinados instantes, nos sentir confortáveis com uma situação e em outros, não.  A fluidez dessa sensação de segurança se dá porque atrelamos nosso bem-estar a fatores fora de nossa zona de controle. Há duas fontes centrais de segurança: estar autoconfiantes, com uma sólida autoestima e consciência de sua própria capacidade para lidar com incertezas e um conhecimento real, com devido preparo para conhecer as melhores estratégias a serem utilizadas em situações desse nível. Às vezes, temos a confiança, mas nos falta a preparação. Em outros momentos temos a preparação, mas nos falta a confiança. Portanto, é muito importante que caminhemos levando em consideração esses dois lados muito relevantes. Devemos nos preparar adequadamente, ampliando nosso nível de conhecimento sobre a área que desejamos ter mais segurança e desenvolver um sólido processo de autoconhecimento, de maneira que passemos a ter recursos emocionais e mesmo intelectuais que nos gerem mais autoestima e nos tragam serenidade para lidar com tudo o que, a princípio nos gere desconforto. Quando nos deparamos com uma pessoa segura fica claro que há o encontro do preparo com a autoconfiança. Se houver um e faltar o outro teremos um avião com uma asa somente.

Então, quem sabe você não aproveita bem seu dia e começa a identificar as reais fontes de suas inseguranças. Identifique se o problema está na falta de preparo ou na questão emocional. Ter essa consciência lhe dá lucidez de dar o próximo passo com mais assertividade.  Se for difícil caminhar sozinha(o) procure ajuda profissional, mas não se permita ficar simplesmente reclamando da vida, como se não fosse possível mudar para melhor. Sempre colhemos melhores frutos quando melhoramos a qualidade de nossas sementes. Vale à pena pensar a respeito!