SER OU TER? EIS A QUESTÃO

09 de OUT, 2018

Ser ou ter, eis a profunda questão para pensarmos. Até que ponto nosso desejo de ter acaba prejudicando nosso ato de ser? O verbo ter significa o desejo de possuir, de se destacar socialmente, de mostrarmo-nos bem-sucedidos e alcançar o respeito de todos. Significa aumentar nosso poder de compra, nossa capacidade de consumir e de estimular outras pessoas a fazerem o mesmo.

Naturalmente que isso é importante. Desenvolvermos nossa capacidade de vencer na vida material é relevante, entretanto, até que ponto para isso devemos nos descuidar de tudo o que afeta nossa essência?

Quando nos referimos ao ser, nos referimos a nossa essência mais profunda. Refiro-me a tudo o que somos, independente do que temos. Nosso caráter, nossos princípios, nossos valores, nossos sentimentos e nossa visão as vida e de nós mesmos.

Ter é muito mais fácil do que ter. Podemos comprar o que queremos ter em muitas ocasiões, mas jamais podemos compra quem desejamos nos tornar. Para ser, é preciso se transformar, fazer um mergulho íntimo e trabalhar por seu auto-burilamento. Quem esquece a si mesmo para ter a qualquer custo, perde sua própria alma e sua identidade, ainda que more em um bom lugar e se alimente nos melhores restaurantes.

Como sempre, eu prefiro o caminho do meio, ao do equilíbrio. Creio que é possível sermos enquanto temos. É plenamente possível sermos honestos, generosos, bondosos à medida que vamos melhorando nossa situação econômica. Creio que devemos ajudar na construção de um mundo melhor com nossos exemplos à medida que vamos educando desejos e a dependência de nossos desejos.

Portanto, cuide-se: não perca a sua identidade, sua autoestima, seus valores mais profundos para ter. Pois tudo que temos hoje, podemos não ter amanhã afinal a vida é como uma roda gigante em muitas oportunidades. Mas, aquele que é, nunca vai deixar de ser quem realmente se tornou. É uma conquista inexorável, que não perdemos.

E, em seu caso, você acha que precisa melhorar a esfera do seu ter ou fortalecer ainda mais o seu ser?  Procure sempre equilibrar essa balança e sua vida lhe agradecerá.