Reflexão: O Caminho da Vida Plena!

27 de SET, 2018

É incontestável a importância do aprendizado para a atualidade. Em um mundo cada vez mais competitivo, onde as informações fluem com rapidez nunca vista, aprender a aprender é a única opção para os indivíduos que vêem no conhecimento uma ferramenta indispensável na construção do seu futuro. Entre as inúmeras práticas que influenciam o ato do aprendizado, como salutar hábito da leitura e saudável exercício da escrita, é a mediação o principal recurso que vem sendo utilizado pelo o homem moderno, com o intuito de obter o equilíbrio necessário para uma vida plena de sucesso e paz.

A principal virtude da meditação é permitir que os homens possam refletir sobre suas atitudes, buscando nas experiências do dia-a-dia, substratos para uma consciência mais apta a lidar com os conflitos do cotidiano. Um individuo que constantemente reflete sobre suas atitudes é alguém que se encontra mais próximo de obter o equilíbrio nos vários âmbitos da vida.

Aristóteles falava que o ignorante afirma, o sábio duvida e o sensato reflete. É justamente esta sensatez que boa parte da humanidade da humanidade começa a buscar, como única alternativa ao desequilíbrio que vivemos. A irresponsabilidade humana vem colhendo os frutos de uma semente mal cultivada. A desarmonia entre o desenvolvimento desordenado da tecnologia e tecnologia desordenada na no autodesenvolvimento são mal, hoje em dia.

Nunca sofreu-se tanto de estresse como atualmente. É comum encontrar pessoas estafadas, afirmando que lutam por uma vida mais digna, mas esquecidas de que a maior dignidade é o respeito  a si próprio, permitindo-se condições para uma existência repleta de saúde e paz.

A natureza começa a manifestar as conseqüências de uma exploração desmesurada que o homem lhe infligiu. O meio ambiente passou a nos avisar que se não tomarmos providencias sérias em relação às imprudências cometidas contra ele, logo pagaremos um alto preço, como o aumento da temperatura  média do globo, acrescida do degelo das calotas polares, a conseqüente inundação de várias cidades litorâneas e um desequilíbrio nos ecossistemas de diversas partes do planeta, devido ao desmatamento continuo das florestas. Precisamos aprender a entender o termo “crescimento sustentável”. Caso contrário, a Terra começará a clamar por justiça.

Fomos à lua e dela voltamos, mas temos dificuldades em atravessar a rua e conversar com nosso vizinho. Dividimos o átomo, mas não demos fim aos diversos tipos de preconceitos. Limpamos o ar de algumas regiões, mas poluímos nossas almas. Adicionamos anos à extensão vidas, mas não vida à extensão de nossos anos. Pelo visto, nos tornamos escravos dos nossos próprios.