CAPA DE CHUVA E A AUTOESTIMA

30 de OUT, 2018

Choveu muito. E para enfrentar a chuva cada um dá seu jeitinho. Uns utilizam guarda-chuva, outros botas e roupas mais impermeáveis, há os que preferem a capa de chuva, muito comum em meios rurais ou em profissões em que as pessoas ficam expostos à chuva durante muito tempo. Quase ninguém fala da capa de chuva, mas ela é muito importante e ajuda a essas pessoas a enfrentarem uma  tempestade quanto precisam trabalhar. Um exemplo: como viajo muito, observo nas estradas como em aeroportos policiais e profissionais de pista que cuidam do trânsito sempre utilizando a capa de chuva. E viva a capa de chuva! Mas, não se assuste, não quero aqui fazer apologia dessa vestimenta tão útil. Desejo apena tomar seu exemplo para uma simples comparação.

      Em nossas vidas, inúmeras circunstâncias, temos que nos adaptar a várias situações e nos  vestimos de um personagem, um jeito de ser que nem sempre é o nosso jeito de ser verdadeiro, porque uma situação exige. Tanto que os gregos criaram a expressão persona, daí o nome personagem. Tudo bem que por conveniência façamos isso vez por outra, mas obrigar-se a manter-se com essas máscaras em todos os momentos é como alguém querer usar a capa de chuva em um dia de sol. Totalmente sem sentido. Mas, ainda assim, muita gente está tão acostumada a ignorar seus reais valores, agredindo sua estima a se conformar com situações que diz não gostar que acaba se acostumando e levando essa “capa de chuva existencial” para sua vida diária e abrem mão se sua própria essência.

        Cuidado, para não se perder tentando ser quem você não é apenas para agradar outras pessoas. Tudo tem um limite. É salutar a habilidade de se adequar socialmente em várias situações, mas de forma alguma essa adequação pode ferir nosso caráter e valores essenciais. Usar capa de chuva em momentos específicos, sem dúvida alguma, nos salva de vários problemas. Mas permanecer com ela, indiscriminadamente, acaba virando um grande problema. Vejo pessoas se submetendo a situações sem sentindo no seu trabalho, em relacionamentos e mesmo em relação à sua vida financeira, por não conseguir se libertar de velhos hábitos que somente lhe trazem dificuldades. Dizem que agem assim pois não podem mudar tudo da noite para o dia. Mas acabam se acomodando, sem perceber.

         Avalie bem até que ponto vale a pena fingir ser quem você é. Aproveite o seu dia e reflita sobre quais capas de chuva você precisa deixar guardadas da próxima vez que sair de casa.